segunda-feira, 5 de julho de 2010


Você sabe o que é termografia?
Termografia é uma palavra de origem latina (termo=temperatura; grafia=escrita), representando um procedimento que permite mapear um corpo ou uma região para distinguir áreas de diferentes temperaturas. A prática da termografia exige uma máquina muito cara, que custa cerca de 150 mil dólares, chamada termovisor. Esse dispositivo pode funcionar com nitrogênio líquido (entre 63K e 77K), estando portanto numa temperatura muito baixa para poder “ler” o calor radiante de qualquer corpo que esteja nas imediações.
A utilização da termografia é muito vasta, tendo aplicações na indústria, para localizar pontos que estejam muito aquecidos e passíveis de explodir; na meteorologia, em satélites que informam as várias temperaturas da Terra; nos conflitos militares, para identificar armas e alvos, já que o aparelho capta os raios infravermelhos (ondas de calor) invisíveis. Outra utilização muito importante é na Medicina, na qual permite identificar tumores, inflamações (como a apendicite) e outras afecções que determinam a liberação de calor.
Na área médica, a termografia é um método de diagnosticar bem recente e em desenvolvimento. A vantagem sobre outros processos é que não há prejuízos nenhum para o paciente, pois não é invasivo, isto é, não há introdução de nenhum instrumento no paciente nem há emissão de nenhuma radiação (como acontece na radiografia, a ultra sonografia e na tomografia, por exemplo): apenas uma câmera recebe os raios infravermelhos, provenientes do corpo.
Na veterinária, o método da termografia é muito útil, por exemplo, para fazer uma avaliação diagnóstica em animais ferozes, que podem ser examinados com segurança sem a necessidade de anestesia, que poderia alterar o quadro clinico do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário