terça-feira, 29 de junho de 2010

Vejam que interessante esta reportagem!Pode-se usar este texto para trabalhar conteúdos de física e biologia.

Bactérias podem gerar energia elétrica
Você olha para o celular e vê a barra de energia piscando, acabou a bateria. Você decide recarregá-lo na tomada mais próxima. A energia que chega até ali pode vir de uma hidrelétrica, de uma termoelétrica, de uma ecológica usina eólica ou de bactérias. Isso mesmo, de bactérias. Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande (RS) encontraram uma bactéria que produz energia elétrica.
Batizada de micróbio elétrico, a bactéria vive em regiões lodosas e se alimenta de restos de peixes, algas e vegetais, ao final da refeição, ela libera elétrons, produzindo uma pequena quantidade de energia elétrica. Os pesquisadores encontraram a bactéria após analisar o lodo extraído do porto de Rio Grande.
Cerca de três mil navios circulam por ano no porto e para garantir esse movimento são feitas obras de dragagens para aumentar a profundidade do canal. O trabalho tem que ser feito todos os anos devido ao acúmulo de sedimentos e retira cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de material.
Até então, todo esse lodo era jogado fora, causando impacto ao meio ambiente. Os pesquisadores se dedicaram a encontrar outro fim para esse material e encontraram a bactéria. Após estudos, os pesquisadores montaram uma pequena usina no laboratório. Placas de grafite captam a energia liberada pelas bactérias, que segue por fios até uma bateria. A energia liberada é suficiente para carregar um celular.
Os cientistas vão propor a construção de uma usina em tamanho industrial. A energia produzida no local será suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes. A maior vantagem é a economia, alegam os pesquisadores. O custo de uma usina desse tipo é menor do que o das hidrelétricas. E a matéria prima viria das obras de dragagem do porto.
Criativa e ecológica, a idéia só poderá ser aplicada próxima a portos, pois dragar uma área sem necessidade apenas para conseguir o lodo e a bactéria não será nada ecológico.

sábado, 26 de junho de 2010

Finalmente consegui! Depois de muita luta criei um blog meu... Ainda não sei o que fazer.???.. Só estou testando ....Help!... Brincadeirinha. EH...Eh...